COMUNIDADE PAQUISTANESA ORGANIZA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- manuelcostaraposo
- 14 de out.
- 2 min de leitura
Com um número estimado de 30 000 membros, a diáspora paquistanesa em Portugal cresceu exponencialmente nos últimos anos. No entanto, este crescimento trouxe consigo vários desafios à sua integração na sociedade portuguesa, tais como questões legais, dificuldades linguísticas e custos de habitação.
Para ajudar nessa questão, Ashar Anjum criou a APAQ – Associação Paquistanesa de Portugal, uma organização não governamental dedicada a apoiar a integração dos paquistaneses em Portugal através de esforços de construção da comunidade, tais como festivais culturais e conferências, desde julho de 2024.
Uma das suas mais recentes iniciativas é a oferta de cursos de língua portuguesa. As aulas, com início previsto para 18 de outubro, proporcionarão aos alunos uma aula de português por semana, com 50 alunos inscritos. A procura por estas aulas fez com que as inscrições fossem encerradas, para garantir a boa logística necessária para a educação dos alunos. Estas aulas proporcionarão conhecimentos básicos da língua portuguesa e permitirão aos alunos não só enfrentar um sério desafio à sua presença em Portugal, mas também integrá-los na sociedade e na vida quotidiana portuguesas.
O próximo grande passo para a APAQ, segundo Anjum, é a criação de um centro comunitário para permitir intercâmbios culturais mútuos. Embora focada no Paquistão, Anjum acredita que a APAQ poderá um dia ajudar todos os imigrantes em Portugal, independentemente da sua origem nacional, e, nesse processo, contribuir para o desenvolvimento do país.

A cerimónia de abertura do curso de língua contou com a presença de dezenas de cidadãos paquistaneses e com a participação do Embaixador do Paquistão em Portugal, Dr. Muhammad Khalid Ejaz, e do Presidente do Observatório do Mundo Islâmico, Dr. João Henriques, demonstrando a importância do trabalho que está a ser desenvolvido.
Foto cedida pela APAQ. Pode encontrar mais informações sobre o trabalho deles na sua página.

Comentários