top of page
Buscar

MARROCOS, NOVO PARCEIRO ENERGÉTICO?

A 28 de abril, Portugal sofreu um blackout energético que resultou em cerca de dez horas sem eletricidade. Apesar de não ter sido um problema exclusivo ao país, também Espanha e partes de França foram afetadas, Portugal fez frente a uma posição mais frágil em termos de provedores energéticos. Enquanto que a Espanha contou com o apoio de França e Marrocos, através das suas conexões energéticas com estes países, Portugal teve de reiniciar as suas centrais elétricas em black start, isto é, a retomada autónoma de operações das centrais elétricas sem dependerem das redes externas de abastecimento.


Espanha, ligada à rede elétrica marroquina através de duas conexões submarinas que unem a estação transformadora em Fardioua com a sua congénere espanhola em Tarifa, chegou a receber até 38% da capacidade marroquina de produção o que correspondeu a 5% de toda a eletricidade a ser usada em Espanha. Pedro Sánchez, Primeiro-Ministro de Espanha, fez questão de salientar como este apoio foi fundamental para a boa retoma do normal funcionamento da rede elétrica espanhola.


De acordo com estudos efetuados em 2022 pelo MED-TSO, a Associação de Operadores de Sistemas de Transmissão Mediterrâneos, seria possível uma ligação submarina entre Tavira e Béni Harchane implicando um custo total a dividir entre os dois países de 650 milhões de Euros. Com uma dimensão de 265 quilómetros e capacidade de 1000 megawatts, estes cabos iriam evitar o isolamento energético de Portugal, conectado exclusivamente a Espanha até agora, reduzir assimetrias regionais nos preços da energia e contribuir de maneira positiva para a integração de energias renováveis na rede. Desde 2017 que se debate a conexão com Marrocos, uma discussão iniciada em Rabat por ocasião da 13ª Cimeira Luso-Marroquina, mas sem grandes avanços na matéria. De acordo com o Jornal Económico, na sequência do apagão já foram retomados contatos entre os governos português e marroquino tendo a vista a discussão do projeto. Ainda não se sabe ao certo qual foi a causa do apagão, apenas que após uma súbita baixa de tensão sentida em Espanha desapareceram do sistema elétrico 15 gigawatts de energia, cerca de 60% da produção total.


Fontes

"Auto-estrada da luz com Marrocos custa 325 milhões e reduz apagões", Jornal Económico (9 maio 2025, André Cabrita Mendes).



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

Fique informado sobre as mais recentes atualizações

Foi adicionado com sucesso à nossa lista de subscritores.

bottom of page