top of page
Buscar

PAQUISTÃO

Atualizado: 16 de out. de 2024

A República Islâmica do Paquistão é o quinto país mais populoso do mundo, com mais de 241 milhões de habitantes, com uma parte bastante significativa (mais de 60 milhões) na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Tendo Islamabad como a sua capital, faz fronteira com o Afeganistão, China, Índia e Irão, com uma geografia caraterizada tanto por grandes planícies e desertos nas zonas costeiras do Oceano Índico como por montanhas no norte, incluindo o K2, a segunda montanha mais alta do planeta.



Apesar de Islamabad ser o coração do governo do país, a cidade mais populosa é Karachi, com 20 milhões de habitantes, e o grande centro industrial e financeiro do Paquistão. A economia do Paquistão é diversificada, com setores importantes como agricultura, indústria têxtil, manufatura e serviços. A agricultura continua a ser um dos principais pilares da economia, empregando uma grande parte da população e contribuindo significativamente para o PIB. O país é um dos maiores produtores de algodão, trigo, arroz e cana-de-açúcar.

A indústria têxtil é uma das maiores fontes de exportação, com o Paquistão a ser uma fonte de tecidos, roupas e produtos de algodão para mercados em todo o mundo. A indústria manufatureira também está a passar por um momento de crescimento nos últimos anos, com uma expansão nos setores dos automóveis, cimento, aço e produtos eletrónicos.


A população é maioritariamente muçulmana xiita, tendo com menor expressão também cristãos, judeus e hindus. Apesar do Paquistão ter registado melhorias no nível da segurança, o impacto económico da violência sentido no país representa cerca de 10% do seu PIB, o que equivale a 133 mil milhões de dólares (Global Peace Index, 2024). Os principais conflitos prendem-se com movimentos islâmicos extremistas, como Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), ou independentistas como o Exército de Libertação do Baloquistão.


O Paquistão é um país multilíngue, tendo o urdu como língua nacional, amplamente entendido em todo o país, enquanto que o inglês é a língua oficial usada no governo e na educação. Além dessas, existem várias línguas regionais importantes, como punjabi, sindhi, pashto e balochi, refletindo a diversidade étnica do país. A sociedade do país é marcada por uma mistura de modernidade e tradição, com uma estrutura social fortemente influenciada pelo sistema de clãs, especialmente nas áreas rurais. Nas áreas urbanas, contudo, há uma classe média urbana em crescimento responsável por uma série de mudanças sociais e económicas como, por exemplo, o crescimento de redes de meios de informação privados, o desenvolvimento de novas formas de energia e melhorias no sistema educativo.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn

Fique informado sobre as mais recentes atualizações

Foi adicionado com sucesso à nossa lista de subscritores.

bottom of page